As notícias sobre golpes são frequentes, mas as pessoas são enganadas e, extremamente, prejudicadas por eles, ainda mais quando a promessa é tentadora. Além disso, com a inteligência artificial, os golpes usando deepfake ficaram ainda mais populares e ludibriam ainda mais pessoas que não sabem diferenciar o que é real do que é manipulado.
Por esse motivo é de extrema importância saber como esses conteúdos realistas são feitos e como se proteger dos golpes que usam deepfake com imagens e vozes de pessoas conhecidas.
O primeiro ponto a ser esclarecido é O que é deepfake? Ele é uma forma de edição automatizada de imagens, bastante sofisticada, que pode colocar o rosto e a voz de uma pessoa no corpo de outra. Através da inteligência artificial generativa isso ficou bem fácil de ser feito. Isso faz com que os golpes se espalhem e se tornem um problema no mundo todo.
A preocupação não é somente com o golpes. A preocupação é alarmante porque essa tecnologia é capaz de criar imagens e vídeos com pessoas reais em contextos que elas nunca estiveram.
Proteção contra golpes de deepfake
O ponto principal para se proteger contra os golpes que usam deepfake é a conscientização com relação a reconhecê-los. A primeira coisa a ser observada é que tanto os deepfakes como as imagens geradas por IA normalmente não aparecem sozinhas.
É sempre bom procurar outras informações como nomes, datas, locais e contexto no momento da leitura de uma notícia, além de ter mais de uma fonte de informação.
2 – Não ser tendencioso
Não é porque determinada imagem, vídeo ou artigo confirma o que a pessoa acredita que seja é verdade. É extremamente importante que as informações sejam verificadas antes de compartilhar ou de investir algum dinheiro em determinada coisa. Vale lembrar a velha lição do “é bom demais para ser verdade”, ou seja, provavelmente é mentira.
3 – Cuidado com o que é publicado nas redes sociais
Outro ponto para se prevenir de golpes com deepfakes é ter um cuidado com o que é postado nas redes. Isso porque os deepfakes e as imagens geradas por IA podem ser feitas a partir do que é encontrado na internet. Além disso, as informações pessoais que as pessoas colocam online também podem ser usadas para alimentar determinados tipos de golpe.
Uma coisa que pode ser feita nesse caso é manter as redes privadas e limitar e selecionar quem tem acesso ao que é publicado.
4 – Criar uma palavra-chave com a família e amigos
Vários golpes usam vozes que são clonadas por IA de alguns poucos segundos de gravações, em redes sociais, para enganar as vítimas. Nesse caso, uma forma de se proteger e confirmar a identidade é ter uma palavra-chave para ser dita em casos de suspeita de golpe.
5 – Denunciar
E claro, a última forma de prevenção contra golpes de deepfake é fazer a denúncia caso seja direcionado a você ou a alguém que você conhece.
Fonte: Olhar digital
Imagens: Olhar digital
- Detetive Investiga Árbitro Sob Suspeita Antes de Partida Marcada para Sábado no Campos de Sport
- ‘Hackeamento legal’ ajudaria a enfrentar crimes, mas esbarra em violações
- Do delito de espionagem no artigo 359-K do Código Penal
- Celulares Android são mais seguros do que iPhones, diz detetive
- Mais da metade dos brasileiros teme espionagem pela webcam