A profissão de detetive profissional sempre chamou sua atenção. O primeiro detetive profissional da História surgiu no Estados Unidos no ano de 1856 até os dias atuais ela causa certa estranheza.
A profissão iniciou um pouco amadora, porém isso mudou e muito nos últimos anos. Ser um detetive particular ou também um detetive profissional exige certo grau de conhecimento.
No Brasil a profissão já foi reconhecida e tem algumas leis que visam assegurar o exercício correto da profissão.
Nascida há quase 60 anos no país, sendo difundida por homens e mulheres, a profissão de detetive particular no Brasil tem muita importância.
1. Lei que rege a profissão de detetive particular
No Brasil, para uma profissão ser regular, ela precisa de um estatuto para reger a profissão. Ainda mais quando se trata de uma profissão que envolve usos de conhecimentos policiais.
No início do ramo no nosso país, a profissão de detetive particular caminhava a passos lentos. Passos que demoraram muitos anos para chegar até o que vemos hoje.
Para resolver possíveis erros, que com toda certeza viriam a acontecer, nasceu uma lei para regulamentar a profissão.
A lei estabelece limites para os profissionais. A profissão de detetive particular, por mais importância que tenha, possui algumas diferenças da profissão oficial.
Um detetive oficial precisa trabalhar seguindo as regras da polícia. Dessa forma, os detetives oficiais da polícia possuem poderes.
Podem utilizar armas de fogo, realizar investigações e detenções, além de, caso possuam ordem do juiz, invadir a casa dos criminosos.
Todavia, detetives particulares não possuem nada disso. Assim como um engenheiro ou médico, os detetives particulares são tidos como pessoas comuns.
A lei visa regular isso, evitar que os detetives particulares excedam na profissão e cria além de tudo isso, um código de ética. Todavia, a Lei 13.432/17 que regulariza a profissão é nova, nasceu apenas em 2017.
O que diz a lei do detetive?
A lei que regulariza a profissão de detetive particular tem algumas peculiaridades.
O profissional do ramo de detetive particular é o único que possui uma lei que possibilita que ele trabalhe em conjunto com a polícia.
Todavia, não apenas com a polícia, o detetive particular pode ser contratado pela parte suspeita. Isso mostra o quão inovadora é a profissão no país.
A lei buscou trazer para o profissional mais direitos, pois a profissão assim como na polícia, é bastante arriscada.
Além disso, está escrito na lei questões sobre as maneiras que o profissional deve agir na profissão, a fim de não exceder na investigação.
Ademais, estabelecido na lei também algumas questões como a conduta ética da profissão. Todavia, alguns problemas ainda existem para a profissão se tornar realmente importante no país.
Profissão parceira de advogados
Existe uma área na investigação criminal um tanto quanto desconhecida. Chamada de investigação defensiva, essa parte do trabalho não é feita pela polícia comum. Isso significa que fica quase impossível resolver erros da investigação forense.
Para resolver os problemas comuns dessa área, os advogados acabam contratando profissionais terceirizados para ajudar na solução dos problemas. Por conta disso, o profissional mais requisitado nessa hora é o detetive particular.
Essa área é relativamente nova, e é uma das possibilidades modernas e desconhecida por muitos. Isso foi possível através do provimento 188/2018 da OAB.
Todavia, a profissão ainda não é nem um pouco respeitada pelos cidadãos comuns. Por conta dos equipamentos high tech e tudo mais, profissão acaba ficando de lado e se torna um pouco ficcional.
Somado a isso, outro fator prejudica bastante a profissão, e isso esta na área dos investimentos.
Não se investe quase nada em profissionais do ramo de detetive particular. Por conta disso, a profissão não cresce e a falta de um código de ética próprio prejudica ainda mais.
Entretanto, a profissão vem crescendo pouco a pouco, e os profissionais começam a ganhar espaço.
As novas possibilidades de trabalho, as novas regras e os novos conhecimentos fazem a profissão começar a sair do escuro.
Mais investimentos na área
Uma das melhores maneiras de fazer algo crescer é através de investimentos monetários. No nosso pais, os crimes são resolvidos a passos lentos.
Ter bons detetives na polícia exige que o país foque seus investimentos em segurança pública. Mas no fim das contas isso não ocorre. Isso torna o crime no Brasil algo insolúvel.
Todavia, por conta disso, nasceu um profissional capacitado para resolver esses crimes. Parece algo tirado de uma história em quadrinhos, mas não é.
O detetive particular possui recursos suficientes para solucionar grandes problemas causados por crimes.
Entretanto, não basta apenas ser um detetive particular. É preciso se especializar na área, e investir pesado em cursos para melhoria dos conhecimentos básicos.
Investir na educação é a melhor maneira de crescer numa área. Seja ela uma área computacional ou como no caso desse texto, uma área da investigação forense, o profissional precisa investir.
Por conta da precariedade que a profissão de detetive particular se encontra, se o profissional não souber o mínimo, ele não vai conseguir se destacar.
Opinião sobre a profissão
A opinião dos especialistas sobre a profissão é um pouco diferente. Mas na maioria dos pontos que se assemelham tem a ver com a precariedade da profissão.
No Brasil, a maioria das profissões sofre com um sistema de trabalho árduo e sem regras. Dessa forma, uma profissão que sofre bastante com essa falta de códigos é a de detetive particular.
Nosso país e nossos cidadãos deveriam entender a fundo o que é um detetive particular, que hoje em dia é muito importante.
E pela falta de respeito, os profissionais acabam desanimando da área. Dessa forma, isso se torna um enorme problema para a profissão.
Para proporcionar um crescimento da área, a primeira coisa a ser feita é o aumento do respeito dos profissionais pela área.
Provavelmente esse é o primeiro e mais importante passo, pois a partir dele todos os outros serão possíveis.
Conclusão sobre detetive particular
Evoluindo a profissão, outras áreas do país vão adquirir benefícios. A principal será a área de segurança pública.
A área de segurança do nosso pais sofre muito pela falta de bons detetives. Os crimes acabam ficando sem solução por conta disso, logo, contratar profissionais da investigação particular irá solucionar o problema.
Fonte: revista detetive