A partir da discussão de quatro modelos de definição e avaliação da inteligência social derivados de teorias da inteligência são apresentados quatro estudos empíricos. A primeira investigação, de natureza psicométrica, selecionou, dentre os testes para avaliar a inteligência social, o teste do Insight Social de Chapin. Esse estudo preliminar com o teste traduzido demonstrou ser ele intransportável para uma outra cultura. Uma segunda investigação, centrada na abordagem psicogenética, investigou a inteligência social numa situação de jogo de regras. Esse estudo confirmou a interdependência entre os aspectos cognitivos e os sociais do desenvolvimento da inteligência. Na terceira pesquisa foi construído um instrumento no contexto da Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner. Trata-se de uma escala com o objetivo de avaliação de comportamentos indicativos de inteligência interpessoal. Finalmente, a quarta situa-se no contexto das teorias implícitas e procurou, através de uma pesquisa exploratória, identificar as concepções acerca da inteligência social de profissionais atuantes em áreas educacional, social e de saúde (professores, advogados, médicos). Concluiu-se pela pertinência do conceito em questão na atualidade e pela possibilidade de abordá-lo de forma contextualizada, integrando os diferentes modelos teóricos.
ABSTRATO
O presente estudo aborda a definição e avaliação da inteligência social segundo as teorias da Psicologia da Inteligência. Descrevem-se os resultados das pesquisas sobre a inteligência social decorrentes das quatro abordagens teóricas apresentadas. Primeiro, o Social Insight Test de Chapin (uma abordagem psicométrica) foi selecionado entre os testes destinados a avaliar a inteligência social. O estudo preliminar, realizado por meio do teste, indicou que ele não deve ser traduzido e aplicado diretamente em outra cultura. O segundo estudo (abordagem psicogenética) observou a inter-relação entre as estruturas de pensamento e o desenvolvimento social. As observações confirmaram a interdependência entre os aspectos sociais e cognitivos do desenvolvimento da inteligência. A terceira pesquisa foi baseada na Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner. Utilizou-se uma escala instrumental, construída com a finalidade de avaliação do comportamento referente à inteligência interpessoal. Finalmente, a abordagem das teorias implícitas foi utilizada para identificar conceitos de inteligência e inteligência social de profissionais de saúde, educação e serviços sociais. Como conclusão geral, podemos destacar a importância de construir a “inteligência social” bem como a possibilidade de integrar os diferentes modelos.