Como fazer um relatório profissional

Quando uma investigação chega ao seu fim, é hora de cumprir um último passo é elaborar um relatório profissional

A principal função do relatório de atividades desenvolvidas em investigação particular é demonstrar o que foi feito no processo.

Além disso, o papel precisa ser fácil de ser lido e compreendido pelo contratante. Todos os itens da investigação devem ser incluídos.

Portanto, os locais que foram realizadas as observações, juntamente com os horários, devem estar no relatório.

A importância do relatório de detetive particular é bem grande. Questões importantes sobre o objeto da investigação estarão inclusas. Geralmente, esse relatório é feito após a investigação.

Porque é preciso fazer um relatório de detetive particular

A profissão de detetive particular existe há muitos anos. Todavia, ela ainda gera desconfiança e por isso é preciso se atentar a algumas coisas.

Apenas falar com o cliente sobre a investigação não é mais útil. Além disso, é errado também.

Portanto, uma maneira de evitar problemas ou até mesmo a perda da investigação é por meio de um relatório de detetive particular. O profissional precisa estar ciente que todos os dados que forem colocados no relatório precisam ter ligação com a investigação.

Além disso, por mais que seja necessário que o detetive destaque suas conclusões, ele não pode ultrapassar nenhum limite. Dessa forma, apenas o que for possível provar deve ser colocado no relatório.

Capa para relatório de detetive particular

O primeiro passo para a criação do relatório é criar uma capa. Por mais que pareça fútil, possuir uma capa torna o relatório mais profissional.

E é bem simples criar a capa. Ela precisará apenas das informações mais úteis para a investigação.

Além disso, não poderá faltar alguns itens como o nome da agência a qual o detetive particular faz parte. Ademais, no relatório de detetive particular precisa ter a que categoria a investigação pertence e o nome do objeto de investigação.

A construção da capa é um processo rápido, mas que interfere de forma direta no respeito do profissional. Não se deve julgar um livro pela capa, mas a primeira impressão é a que mais causa efeitos.

O cliente precisa estar ciente do que foi investigado e na capa estará todos os dados necessários para isso.

Apresentação

Assim como em trabalhos acadêmicos, o relatório de detetive particular necessita de uma apresentação.

Nesse item, também conhecido por Introdução, é bem simples e conciso. Será preciso escrever apenas um breve resumo sobre o que pretendia a investigação.

Além disso, os métodos usados para realizar a investigação também são necessários.

Dessa forma, o tamanho depende da forma que o detetive particular escreve.

Entretanto alguns itens não podem faltar. Por exemplo, o motivo da investigação e quais os passos realizados para efetuá-la.

Então, com uma boa apresentação do caso e da pessoa investigada entram outros passos.

Como desenvolver o relatório de detetive particular

Essa é considerada a parte maior do relatório. É aqui que ficam todas as informações coletadas durante todo o processo investigativo.

Além disso, uma dica é fazer um relatório de atividades que seja o mais claro possível. Todos os envolvidos no processo de investigação precisam estar no relatório.

Portanto, essa é a principal maneira de demonstrar como tudo foi obtido.

Porém, algumas questões podem ser feitas com o uso de subtítulos, o que facilita na compreensão do cliente.

Entretanto, por mais que seja necessário incluir quem fez parte da investigação, em alguns casos a pessoa prefere sigilo. E para não ferir a ética da investigação particular, essas pessoas não poderão ser incluídas no relatório.

Resultados 

A profissão de detetive particular é ainda bastante desconhecida do público. Todavia, muitas de suas ações solucionam grandes problemas.

Por conta da grande operação que é realizada por esses profissionais, quase sempre gera resultados. E os resultados precisam ser explicados também. Não apenas a palavra do detetive particular irá valer nesse momento.

Então, o item mais importante do relatório de detetive particular é a parte dos resultados. Nem sempre os resultados esperados pelo contratante são os conseguidos pelo detetive. Todavia, de nenhuma maneira se pode mentir no relatório de detetive particular.

Uma das coisas mais necessárias e que o detetive particular não pode se esquecer é sobre a facilidade de entendimento.

O cliente precisa ler um relatório de detetive particular objetivo, e que não enrole muito.

Mesmo que esse desenvolvimento seja mais longo, ele precisa ser coeso e detalhado.

Metodologia no relatório de detetive particular

Os métodos usados para realizar uma investigação podem variar. E todos eles precisam estar inclusos e detalhados no relatório final da investigação.

Por exemplo, os aparelhos tecnológicos usados, possíveis disfarces, como foram coletado áudios e vídeos e etc.

Tudo isso precisa ser colocado no relatório para que o contratante saiba tudo da melhor forma possível.

Conclusão da investigação

O processo de investigação particular pode ser bastante demorado. Entretanto, quando concluído ele precisa de um relatório de detetive particular.

Porém, concluir isso tem algumas regras, e é preciso o máximo de profissionalismo por parte do detetive. Mentir, como explicamos acima, não é permitido de nenhuma maneira. 

A conclusão é o momento decisivo do relatório. É nessa parte que o detetive, através das provas que foram coletadas irá concluir.

Todos os dados que foram conseguidos até então ficam no relatório. Dessa forma, a conclusão é um dos últimos passos e funciona como a soma de todos os outros que foram mencionados acima.

Além disso, seguir esses passos possui grande importância. Portanto, caso a investigação vá ser usada em algum processo, um relatório de atividades desenvolvidas precisa ser bem feito.

Bibliografia

Essa parte pode ou não ser incluída no relatório. Isso depende muito do que o detetive particular fez durante o processo.

Caso utilize livros ou revistas, ele precisará montar a bibliografia do caso.

Fonte: Revista Detetive

Somos um escritório de alta qualidade para prestação servicos de Inteligência para pessoa física e jurídica.

NOSSOS SERVIÇOS

Empresarial
Familiar
Localização de Pessoas
Contra espionagem
Patrimônio
Direito Criminal

CONTATO

Telefone

 (11) 95758-3135

Telefone

(33) 98885-7277

ONDE ESTAMOS

Edifício Copan

Avenida Ipiranga, 200, São Paulo/SP

Somos um escritório de alta qualidade para prestação servicos de Inteligência para pessoa física e jurídica.

ONDE ESTAMOS

CONTATO

Copyright 2022. ADDP  BRASIL CNPJ 29.224.018/0001-59 I E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8:32)

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
ADDP BRASIL
Olá!
Em que podemos ajudar?