Como usar o drone na segurança pública e privada

Os drones estão cada dia mais evoluídos e devidamente projetados para os mais diversos setores, como os da segurança pública, privada e corporativa. Embora os equipamentos possam ser usados em quase todos os cenários, é preciso levar em consideração quais os equipamento mais eficazes para atender cada mercado.

No setor da segurança, por exemplo, o drone pode ser usado de várias formas e para vários objetivos que o profissional ou instituição deseja alcançar. Como se trata de um mercado amplo, não será possível enumerar todos neste presente artigo, porém, vamos destacar os mais importantes.

O drone na segurança pública

Na segurança pública, o drone pode ser usado para buscar pessoas suspeitas em áreas de difícil acesso, como em matas, favelas e durante uma fuga com o uso de veículo, por exemplo.

Em todas estas situações, o profissional que opera o equipamento deve ter as habilidades necessárias para que os resultados sejam satisfatórios. Isso exige treinamento constante, além da necessidade de atender as normas vigentes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), órgão que regulamenta o setor de aeronaves, incluindo as não tripuladas.

Por meio do equipamento, os agentes policiais podem capturar rotas usadas por pessoas suspeitas, fotografar ou filmar o movimento delas, identificar a placa do carro, a roupa usada pela pessoa monitorada e, também, se a pessoa vigiada está usando armas ou outros objetos perigosos.

Locais onde a polícia não pode entrar, o uso de drone vem sendo cada vez mais comum durante as operações policiais, como nas comunidades de risco. Esta mesma tática já era utilizada pelos militares em serviço de inteligência ou para ataques contra grupos hostis, antes mesmo de o equipamento chegar ao mercado para uso civil.

O drone na segurança privada

O uso de drone na segurança privada não é muito diferente da segurança pública, já que o agente pode, em determinado momento, utilizar o aparelho para monitorar áreas vigiadas pela empresa, dentro de um perímetro devidamente mapeado no plano de segurança.

No caso de busca por pessoas suspeitas, ela não ocorre segundo o critério utilizados pelas forças policiais, e sim, quando há indicio de invasão do estabelecimento vigiado, facilitando desta forma a identificação do suspeito para o acionamento da polícia.

O drone pode ser usado ainda para mapeamento de áreas onde a empresa pretende instalar um de suas unidades, por exemplo, ou, ainda, quando for necessário o acompanhamento de transporte de carga em pontos estratégicos, seja em uma rodovia ou no perímetro urbano, desde que o equipamento não coloque em risco a segurança das pessoas em terra.

O drone na segurança corporativa

Não muito diferente da segurança privada, o uso de drone na segurança corporativa deve atender aos interesses da empresa. Nesse caso, o equipamento pode ser usados para acompanhar o andamento de uma obra, a segurança dos trabalhadores para o mapeamento de áreas de construção etc.

Podemos citar, por exemplo, o uso de drones por um Shopping Center, quando o agente ou supervisor de segurança pode monitorar áreas externas, como estacionamento, vias de entrada e saída, dentre outras.

No mercado da segurança corporativa, o drone pode ainda ser usado por técnicos de segurança do trabalho nas várias formas de inspeção predial.

Fonte: Revista Segurança

Somos um escritório de alta qualidade para prestação servicos de Inteligência para pessoa física e jurídica.

NOSSOS SERVIÇOS

Empresarial
Familiar
Localização de Pessoas
Contra espionagem
Patrimônio
Direito Criminal

CONTATO

Telefone

 (11) 95758-3135

Telefone

(33) 98885-7277

ONDE ESTAMOS

Edifício Copan

Avenida Ipiranga, 200, São Paulo/SP

Somos um escritório de alta qualidade para prestação servicos de Inteligência para pessoa física e jurídica.

ONDE ESTAMOS

CONTATO

Copyright 2022. ADDP  BRASIL CNPJ 29.224.018/0001-59 I E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8:32)

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
ADDP BRASIL
Olá!
Em que podemos ajudar?