![](https://addpbrasil.com.br/wp-content/uploads/2025/01/image-40.png)
DeepSeek é um modelo de inteligência artificial (IA) chinês que rivaliza diretamente com o ChatGPT e outros chatbots de IA, como o Gemini, do Google, e a Meta AI. Recentemente, a companhia lançou o DeepSeek R1, um chatbot que tem chamado a atenção do mercado, principalmente porque é capaz de desenvolver um raciocínio e oferecer respostas mais complexas aos usuários.
A seguir, o Canaltech tira as seguintes dúvidas sobre a plataforma:
- O que é e como surgiu o DeepSeek?
- Como funciona o DeepSeek?
- Quais são os diferenciais do DeepSeek?
- DeepSeek possui limitações?
- O que é e como surgiu o DeepSeek?
O DeepSeek é um modelo de IA que surgiu para rivalizar com plataformas como o ChatGPT, Google Gemini e Meta AI. O modelo é desenvolvido pela startup chinesa DeepSeek.
A companhia lançou, em janeiro, a IA DeepSeek R1 baseado em código aberto — ou seja, qualquer empresa pode testar o código-fonte do serviço para desenvolvê-lo e aprimorá-lo.
Assim como o chatbot da OpenAI, o DeepSeek R1 é alimentado por um modelo de linguagem em larga escala (LLM). No entanto, a plataforma chinesa se diferencia por permitir que seus modelos desenvolvam um “raciocínio” de maneira própria e estabeleçam novos padrões — de maneira similar ao o1, modelo anunciado pela OpenAI em setembro de 2024.
Como funciona o DeepSeek?
O DeepSeek tem interface semelhante ao ChatGPT e, de maneira geral, o funcionamento da plataforma é bastante parecido com o chatbot da OpenAI. Para usar o serviço, é necessário efetuar um cadastro prévio. Depois disso, você pode acessar a plataforma para fazer perguntas ao chatbot.
Quais são os diferenciais do DeepSeek?
O grande diferencial do DeepSeek frente aos seus concorrentes é a ferramenta chamada “DeepThink (R1)”. Quando acionada, ela é capaz de explicar o “raciocínio” utilizado pela IA ao desenvolver a resposta. Assim, é possível entender de forma clara a construção da resposta fornecida pelo robô — o que pode ser útil até mesmo para avaliar momentos em que a IA pode ter
DeepSeek possui limitações?
Apesar de ser um modelo de raciocínio e ser capaz de oferecer respostas mais bem construídas e completas, o DeepSeek possui suas limitações. A base de dados que serve de consulta ao chatbot, por exemplo, vai até julho de 2024. Além disso, em testes conduzidos pelo Canaltech, houve momentos em que o robô fez consultas apenas até outubro de 2023.
Outro ponto que pode ser destacado tem relação com a ferramenta para adicionar arquivos na plataforma. Por lá, você pode fazer o upload de imagens e documentos, no entanto, o DeepSeek só consegue ler os conteúdos de texto presente nos arquivos — ele não pode interpretar as imagens em si.
- Detetive Investiga Árbitro Sob Suspeita Antes de Partida Marcada para Sábado no Campos de Sport
- ‘Hackeamento legal’ ajudaria a enfrentar crimes, mas esbarra em violações
- Do delito de espionagem no artigo 359-K do Código Penal
- Celulares Android são mais seguros do que iPhones, diz detetive
- Mais da metade dos brasileiros teme espionagem pela webcam