O Phone Link é um recurso da Microsoft que permite aos usuários de Android e iPhone vincular seus smartphones ao Windows 11, para realizar ligações e enviar mensagens. No entanto, a prática solução também pode ser usado para o espionagem, com os ciberstalkers e perseguidores acessando informações das vítimas.
A integração das plataformas é bem útil no dia a dia, mas a desenvolvedora de aplicativos de segurança Certo Software alertou sobre o perigo. Qualquer pessoa que consiga um breve acesso físico ao telefone da vítima pode instalar o app de vinculação sem conhecimento do dono do aparelho.
Com o aparelho em mãos, o ciberstalker pode digitalizar um QR Code, emparelhar com a máquina com Windows 11 e ler mensagens, ver notificações e registros de chamadas. Quando isso é feito, não há sinais, para as pessoas perseguidas, de que o compartilhamento de informações está acontecendo.
Como se proteger?
Esse tipo de perseguição é comum em relacionamentos abusivos, seja com parentes, parceiros ou amigos. Para evitar ser vítima, a Certo Software sugere que o usuário confira quais dispositivos Bluetooth estão emparelhados com o celular.
O Phone Link serve para emparelhar celulares, Android ou iOS, ao Windows 11 e enviar mensagens, fazer chamadas e ver notificações no computador.Fonte: Microsoft
Caso o usuário não reconheça algum, pode interromper em Configurações > Bluetooth. Depois, apertar no ícone ao lado do item e clicar em “Esquecer este dispositivo”. É preciso também conferir, na biblioteca de aplicativos, quais programas foram baixados recentemente.
O recurso Phone Link da Microsoft já existia há mais tempo para Android e recebeu conexão com aparelhos com o sistema operacional iOS em abril. A Apple já permite o vínculo entre iPhones e Mac para a mesma função.