Inteligência Artificial pode ser usada à serviço do crime

Com a chegada das tecnologias de comunicação cada vez mais sofisticadas, como é o caso das plataformas de Inteligência Artificial (AI), milhares de pessoas e empresas estão sendo beneficiadas com os novos sistemas. Do outro lado, porém, a mesma Inteligência Artificial pode ser usada à serviço do crime.

Inteligência Artificial no crime

Podemos citar dezenas ou centenas de plataformas que, se usada pelos criminosos, os danos causados contra as vítimas podem ser mais eficientes, rápidos e ainda dificultar a identificação do criminoso, pelo menos por um certo tempo considerável até que as autoridades de segurança possam rastrear as táticas usadas.

Várias plataformas de Inteligência Artificial podem favorecer os grupos criminosos e suas práticas delituosas, que vão desde a clonagem de sites de governo e empresas, clonagem de voz, que pode ser usada para aplicação de golpes pelo WhatsApp, simulação de cenários com fotos das vítimas, como em um local de cativeiro e outros cenários típicos empregados pelos criminosos.

Plataformas de IA na manipulação

Inteligência Artificial ainda pode ser usada para clonar marcas e patentes de empresas, ajudar na falsificação de produtos, rótulos e emblemas, algo que há 5 anos atrás ainda não era possível fazer sem as plataformas de IA. Manipulação de fotos, áudios e vídeos são campos promissores para as organizações criminosas, inclusive contra agências de estado.

Outras plataformas digitais que fazem uso de tais tecnologias também podem falsificar documentos públicos com realismo capaz de enganar até mesmo agentes públicos e gestores de segurança empresarial.

Na era de tecnologias de Inteligência Artificial, é preciso que os agentes de segurança pública e privada sejam treinados e capacitados para aprender lidar com esta realidade cada dia mais presente em todos os ambientes.

Para quem atua no mercado da segurança corporativa e empresarial, conhecer as bases da IA e o que elas são capazes de fazer na esfera criminal é o divisor de águas na vida profissional.

A aplicação da IA na Prevenção de Crimes

A IA tem mostrado promessas significativas na prevenção e detecção de crimes, utilizando algoritmos avançados para analisar padrões complexos de dados. Alguns dos usos mais comuns incluem:

Análise Preditiva

A IA pode analisar grandes conjuntos de dados históricos para identificar padrões e prever locais e horários com maior probabilidade de ocorrência de crimes. Isso permite uma alocação mais eficiente de recursos e ações preventivas.

Reconhecimento Facial

Os sistemas de reconhecimento facial, impulsionados pela IA, são usados para identificar suspeitos em locais públicos. Isso pode ser uma ferramenta poderosa para as forças policiais, mas também levanta questões de privacidade e potenciais abusos.

Análise de Texto e Sentimento

Algoritmos de processamento de linguagem natural podem analisar grandes volumes de dados textuais, como redes sociais, para identificar comportamentos suspeitos ou discursos que possam indicar atividades criminosas. A integração da IA na criminalidade levanta várias preocupações éticas e legais:

Violação da Privacidade

O uso extensivo de câmeras de vigilância e tecnologias de reconhecimento facial pode violar a privacidade dos cidadãos, levantando questões sobre a proteção de dados e os limites da vigilância. Algoritmos de IA podem perpetuar e amplificar preconceitos existentes, levando a práticas discriminatórias em relação a certos grupos sociais, raças ou gêneros.

Responsabilidade e Transparência

Determinar a responsabilidade em caso de erros ou más práticas da IA é um desafio. Além disso, a transparência nos algoritmos e nos processos de tomada de decisão é fundamental para garantir a confiança e o entendimento público. Para mitigar os riscos associados à aplicação da IA na criminalidade, é essencial uma regulamentação eficaz e uma governança responsável. Alguns princípios e práticas importantes incluem:

Transparência e Explicabilidade

As organizações que utilizam IA devem ser transparentes sobre como os algoritmos funcionam e as fontes dos dados utilizados, permitindo uma auditoria independente, tanto na esfera governamental como privada.


Izaías Sousa
Especialista em Segurança Pública

Leia mais

Somos um escritório de alta qualidade para prestação servicos de Inteligência para pessoa física e jurídica.

NOSSOS SERVIÇOS

Empresarial
Familiar
Localização de Pessoas
Contra espionagem
Patrimônio
Direito Criminal

CONTATO

Telefone

 (11) 95758-3135

Telefone

(33) 98885-7277

ONDE ESTAMOS

Edifício Copan

Avenida Ipiranga, 200, São Paulo/SP

Somos um escritório de alta qualidade para prestação servicos de Inteligência para pessoa física e jurídica.

ONDE ESTAMOS

CONTATO

Copyright 2022. ADDP  BRASIL CNPJ 29.224.018/0001-59 I E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8:32)

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
ADDP BRASIL
Olá!
Em que podemos ajudar?