Sobre o que estamos falando?
- O Brasil ocupa o 6° lugar do ranking dos países que mais sofrem fraudes na internet. Só em 2021, mais de 150 milhões de brasileiros foram vítimas de golpes virtuais;
- Golpe da vaga de emprego, do Pix agendado e suporte técnico falso, são alguns deles. É preciso estar atento aos links em mensagens via WhatsApp, e-mails e SMS, além de não fornecer informações a desconhecidos;
- Com a Conta Azul Pro, plataforma de gestão completa e online, o empreendedor gerencia todas as informações sobre os pagamentos da empresa de forma segura, evitando cair em um dos golpes mais famosos: o do falso pagamento. Saiba mais!
Os golpes na internet estão ficando cada vez mais comuns e os cibercriminosos buscam novas formas de atacar as suas vítimas. Desde comprovantes de pagamento adulterados até se passar por falsos técnicos, a criatividade dos golpistas vai longe.
Pensando nisso, uma coisa é certa: conhecer como funcionam essas fraudes e saber como se proteger é o melhor caminho para afastar os cibercriminosos e ainda alertar outras pessoas sobre o assunto.
Neste conteúdo, entenda o que são os golpes da internet, o que fazer se for vítima, os principais crimes aplicados nas redes e como evitar o vazamento de dados. Continue a leitura!
Confira os seguintes tópicos:
- É hora de abrir os olhos sobre golpes na internet
- Conheça os 6 golpes cibernéticos mais comuns
- Se proteja!
- Não caia no golpe do falso pagamento
É hora de abrir os olhos sobre golpes na internet
De acordo com levantamento do PSafe, só em 2021 mais de 150 milhões de brasileiros foram vítimas de golpes virtuais. Já em 2020, ano em que começou a pandemia e as pessoas naturalmente ficaram mais conectadas, o Brasil foi o país mais atingido por tentativas de roubo de dados, conforme pesquisa divulgada pela Agência Brasil.
Diferente do que muitos pensam, os golpes da internet nem sempre são bem estruturados e complexos. Marco DeMello, CEO da PSafe, afirmou que “basta que a vítima clique em um link malicioso ou insira os dados em uma página falsa para ter os dados comprometidos. Não são golpes muito sofisticados na maioria das vezes, mas que ainda assim fazem milhões de vítimas”.
Promoções tentadoras, links de cupons de desconto e envio de valores são apenas alguns deles. Há ainda golpistas que se passam por atendentes de centrais telefônicas ou de suporte técnico.
Para as empresas, esses golpes são mais prejudiciais, já que existe o risco de vazamento de dados de clientes, funcionários e fornecedores. Com os possíveis prejuízos, como compras não reconhecidas, a imagem do negócio ficará abalada perante o público e as vendas podem cair bastante. Afinal, as pessoas não se sentirão seguras em comprar na sua empresa.
“E qual a melhor forma de evitar os golpes da internet?” Além de não fornecer informações sigilosas para terceiros, como senhas de cartões de crédito e documentos, a melhor forma de barrar as ações dos golpistas é entender como eles atuam.
Atualmente, existem muitos tipos de fraudes na rede. No próximo tópico, separamos as principais.
Conheça os golpes cibernéticos mais comuns
1. Golpes do WhatsApp
O WhatsApp é um dos alvos preferidos dos cibercriminosos. As fraudes mais conhecidas envolvendo esse aplicativo são a clonagem e o novo número.
A clonagem pode ser feita de várias formas e uma delas é quando o golpista tem acesso ao código de 6 dígitos enviado à vítima por mensagem de texto. Para conseguir o número, ele pode se passar por atendente de suporte técnico ou até mesmo de setores de cobranças.
Outra maneira é enviando links maliciosos e contendo vírus em mensagens com promoções, que levam a pessoa até páginas falsas que solicitam informações através do preenchimento de formulários.
Já o golpe do novo número ocorre quando o cibercriminoso já está com os números da sua agenda telefônica. Ele então cria uma nova conta no WhatsApp, se apropria da sua foto e envia mensagens pedindo dinheiro para os contatos, dizendo que está com um novo número.
2. Golpe do suporte técnico falso
Conforme pesquisa divulgada no site do Serasa, o golpe do falso suporte técnico esteve entre as 3 fraudes mais praticadas na internet em 2021. Neste caso, os cibercriminosos abordam a vítima se passando por funcionários de grandes empresas via WhatsApp, ligação ou e-mail.
Independente da forma de contato, algumas características são as mesmas neste tipo de crime, como solicitar uma ação com uma certa urgência e sempre pedir a confirmação de muitos dados.
Se proteja: conheça os tipos de anti phishing mais comuns.
3. Golpe do marketing multinível
Outro golpe que está circulando na internet é o do marketing multinível ou pirâmides financeiras. Nele, a vítima é abordada nas redes sociais ou pelo próprio WhatsApp com uma proposta tentadora: depositar um valor para receber o dobro ou até mais.
Inicialmente, a pessoa enganada chega a receber alguns valores e acaba ficando estimulada a fazer novos depósitos. A vítima pode, inclusive, convidar amigos e familiares e ser recompensada pelas novas indicações.
O que acontece é que com o passar do tempo, são exigidos valores mais altos para depósito e o pagamento deixa de ser feito à vítima e os golpistas simplesmente somem.
4. Golpe da vaga de emprego
Vários criminosos estão usando o nome de grandes multinacionais, como a Amazon e o Google, para roubar dados e dinheiro das vítimas. Uma pesquisa divulgada no G1 apontou que entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022 foram registradas mais de 600 mil tentativas deste crime.
O golpe da vaga de emprego funciona da seguinte forma: os golpistas atraem pessoas em busca de emprego por meio de anúncios na internet, mensagens via SMS, WhatsApp e até ligações.
Porém, para prosseguir no processo seletivo ou ser contratado, é exigido algum tipo de pagamento. A vítima, na esperança de ser contratada, envia o valor e o suposto recrutador some.
Uma curiosidade desse tipo de golpe é o fato dos criminosos recrutarem pessoas para divulgarem as vagas, via redes sociais e WhatsApp, semelhante à fraude anterior, do marketing multinível.
5. Golpe do falso boleto
Como o próprio nome diz, no golpe do falso boleto, um cibercriminoso envia um boleto fraudulento à vítima por e-mail e até via carta física.
O boleto costuma vir com uma cobrança urgente e indicando que, caso o pagamento não seja efetuado, a vítima pode ter o nome sujo na praça ou até contas bloqueadas.
Aparentemente, o documento parece ser legítimo, no entanto, quando observados alguns detalhes, é possível notar que o boleto é falso, como código de barras e logotipo da empresa falhado e beneficiário de nome desconhecido.
6. Golpe do falso pagamento
Sabia que, nem sempre, apenas o comprovante de pagamento enviado pelo cliente não significa que você realmente recebeu?
O golpe do falso pagamento é um grande exemplo disso! Ele pode ser aplicado basicamente de duas formas:
- O golpista agenda um pagamento, envia o comprovante e depois cancela o agendamento;
- Ou então envia um comprovante de pagamento adulterado.
Em ambos os casos, o valor nunca entra na conta da vítima.
Se proteja!
Você pode ter ficado com medo após ter conhecido todos esses golpes. Mas, a notícia boa é que você pode evitá-los com alguns cuidados. Confira os principais abaixo:
Não caia no golpe do falso pagamento
Empresas que não fazem um controle efetivo dos pagamentos estão mais propensas a sofrer com o golpe do falso pagamento e do Pix agendado. Isso porque, como falamos, os comprovantes podem ser alterados.
O empreendedor, nem sempre consegue verificar os detalhes do comprovante no momento da compra e o valor que não foi recebido será notado somente na hora de bater o caixa.
Outro problema é identificar os pagadores e os clientes que não enviaram pagamento. Sem monitorar os recebimentos, o dono do negócio se perde no extrato bancário, leva prejuízo e ainda fica sem saber a quem cobrar.
10 dicas para se proteger de golpes e fraudes na Internet
Com o acesso à internet cada vez mais globalizado, são muitas as facilidades que a rede nos proporciona. Comprar sem sair de casa, realizar serviços bancários, fazer negócios, estudar, entretenimento… a lista é imensa.
Para muitos, já é praticamente impossível viver desconectado. Porém, assim como existem essas inúmeras ferramentas que facilitam a nossa vida, existem pessoas de má fé, infiltradas na internet afim de tirar vantagem dos usuários. Confira 10 dicas para se proteger de golpes e fraudes na internet:
1 – Pesquise sobre a empresa
Vai fazer uma compra online ou fechar qualquer tipo de negócio online? a primeira coisa a fazer é pesquisar sobre a empresa. Confira em sites de busca se a empresa existe, se possui reclamações, se a empresa disponibiliza canais de contato (telefones, e-mail, site) e desconfie quando não é possível localizar facilmente esses dados sobre a empresa.
2 – Confira os Certificados Digitais.
As Lojas Virtuais e Sites que se preocupam com a segurança de seus clientes buscam obter selos de segurança e Certificados Digitais que protegem os dados fornecidos pelos clientes. Confira se o endereço do site exibe um “cadeado” ao lado do endereço digitado. Além disso, os endereços de sites de comércio eletrônico devem começar com “https” e não “http”, isso indica que o site possui um certificado digital e as informações digitadas nele, como dados de cartão de crédito, por exemplo, serão criptografados.
3 – Recebimento de cobranças por e-mail
É comum hoje em dia receber os boletos de cobrança de serviços contratos em seu e-mail. Seja de serviços de telefonia, fatura de cartão de crédito, mensalidades de cursos. A maiora chega por e-mail. Porém, cada vez mais golpistas estão copiando e-mails de cobrança e enviando para o usuário se passando pela empresa que está cobrando. Eles formatam o e-mail de forma praticamente igual, colocam o nome do cliente e enviam por e-mail. Nesses casos, é preciso confefir vários ítens antes de efetuar o pagamento, como: eu realmente tenho esse serviço contratato com essa empresa? o e-mail da empresa que aparece como rementente é confiável? o boleto possui o mesmo valor do meu serviço contratado? No boleto constam todos os meus dados pessoais corretos? O texto no e-mail foi bem redigido e não possui erros? conferir essas informações podem te livrar de pagar um boleto fraudulento.
4 – Desconfie de promoções mirabolantes
Sempre desconfie de preços muito mais baixos que o de costume. Já dizia o antigo ditado: quando a esmola é demais, o santo desconfia. Se o preço chega a ser metade ou menos comparado aos valores do mesmo produto ou serviço em outros sites, pare e repense a compra. Isso pode ser fraude.
5 – Aplicativos de desapegos
Os sites e aplicativos onde qualquer pessoa pode vender um produto usado é um prato cheio para muitos golpistas. Sempre que for vender ou comprar algo nesses sites, faça o pagamento apenas na hora e procure marcar encontros em locais públicos com bastante movimento.
6 – Links compartilhados
Cuidado com links de promoções recebidos por WhatsApp, E-mail e até SMS. Muitos golpistas enviam mensagens de promoção como: crédito para celular, amostra grátis de produtos de marcas famosas, e até auxílio governamental. Cuidado: pode ser golpe ou virús. Na dúvida, procure não clicar.
7 – Anúncios falsos
A internet está repleta de anúncios de inúmeras marcas e produtos. A maioria visa apenas divulgar um produto mesmo. Mas cuidado: existem anúncios fraudulentos também, tanto com link para sites falsos, quanto com link para vírus. Todo o cuidado é pouco.
8 – Cuidado com o uso de cartão de crédito
Como já falado em dicas anteriores, é preciso tomar todo o cuidado ao digitar seus dados em lojas virtuais. Mas se você conferiu todos os quesitos de segurança do site e vai utilizar o seu cartão, se atente à mais essa dica: procute não deixar o seu cartão como “cartão salvo” no site. Se for possível, utiliza a versão virtual do seu cartão de crédito.
9 – Use dispositivos e internet segura
Nunca faça compras online ou use o seu internet banking utilizando computadores e internet compartilhados. Isso facilita a ação de pessoas mal intencionadas.
10 – Mantenha um programa anti-vírus atualizado.
É muito importante ter um programa anti vírus instalado em seu computador ou dispositivo móvel, pois ele oferece uma proteção maior contra links fraudulentos e alguns até sinalizam ao usuário sobre ameaças.
Furto de identidade: alguém se passa por outra pessoa para obter vantagens ilícitas. A vítima poderá perder dinheiro e temporariamente crédito, ou até ter sua reputação abalada. Pode ser demorado e trabalhoso reverter todos os problemas causados pelo impostor. A melhor forma de impedir que sua identidade seja usada por terceiros é proteger o acesso aos seus dados e às suas contas de usuário.
Antecipação de recursos: um golpista induz a vítima a fornecer informações confidenciais ou a realizar um pagamento adiantado com a promessa de que esta receberá um benefício. Em algum tempo, a vítima percebe que o benefício não existe, que foi vítima de um golpe e que seus dados e/ou dinheiro ficaram com o golpista. Desconfie de situações em que é necessário efetuar um pagamento antecipado para receber um valor maior. Não se empolgue tão rápido com uma possibilidade de ganhar dinheiro, nem sequer responda a esse tipo de oportunidade. Se acreditar que pode ter algum valor a receber, tome a iniciativa de procurar informações oficiais.
Golpes de comércio eletrônico: exploram a relação de confiança do usuário nos negócios on-line. A vítima pode ser atraída por uma oferta imperdível e não receber a mercadoria ¿comprada¿ ou o pagamento por um produto ¿vendido¿, além de passar dados seus ao golpista. Algumas dicas para prevenção para esse tipo de golpe:
- desconfie se o valor do produto está muito abaixo do de outros fornecedores confiáveis;
- pesquise na internet sobre o site antes de efetuar a compra para ver a opinião de outros clientes;
- acesse sites especializados para verificar se há reclamações referentes à empresa;
- fique atento a propagandas recebidas por spam ou redes sociais;
- utilize sistemas confiáveis de pagamentos para impedir que seus dados pessoais e financeiros sejam enviados ao golpista;
- em caso de venda, confirme que recebeu o pagamento diretamente na sua conta bancária ou pelo site do sistema de pagamentos (não confie apenas em e-mails ou comprovantes de depósito, pois podem ser falsos);
- acesse todos os sites, tanto de pagamentos quando de vendas, diretamente do navegador, e não por links recebidos em mensagens;
- mesmo que o vendedor lhe envie o código de rastreamento fornecido pelos Correios, saiba que isso não basta para comprovar o envio e liberar o pagamento.
Phishing: um golpista tenta obter dados pessoais e financeiros de um usuário utilizando técnicas de engenharia social. A consequência pode ser o vazamento de informações pessoais e financeiras, além de infectar o computador com códigos maliciosos. Fique atento a mensagens recebidas que tentem induzi-lo a fornecer informações, instalar ou executar programas ou clicar em links. Acesse a página da instituição que supostamente enviou a mensagem e procure por informações.
Pharming: golpe que envolve o redirecionamento da navegação do usuário para sites falsos. A consequência será o vazamento de dados pessoais e financeiros, com possível perda financeira. Desconfie se, ao digitar o endereço do site no navegador, você for redirecionado para outro site, o qual tenta realizar alguma ação suspeita, como abrir um arquivo ou instalar um programa. Para se proteger, escolha um provedor de internet confiável, verifique se há erros no nome do endereço do site que você quer acessar e sempre siga as dicas e orientações sobre segurança da informação. Se você está desconfiado de um site, inclusive de um banco, faça login com uma senha errada. Como um site falso não tem como conferir a sua senha, a próxima tela mostrará que é golpe.
Boato (ou hoax): a mensagem tem conteúdo falso e alarmante e geralmente é enviada por uma empresa importante ou órgão governamental, e até mesmo por um conhecido. Pode trazer problemas tanto para aqueles que a recebem e distribuem, como para aqueles que são citados em seu conteúdo, como conter códigos maliciosos, espalhar desinformação pela Internet, comprometer a credibilidade e a reputação de pessoas envolvidas. Com a leitura atenta de uma mensagem desse tipo é possível identificar informações sem sentido e tentativas de golpes, como correntes e pirâmides. Não deixe que sua boa vontade o impeça de verificar a procedência e de conferir a veracidade do conteúdo da mensagem.
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