A criminalidade em alta no Brasil é algo que sempre tira o sono das pessoas. Chega a causar uma sensação de impotência quando se trata de manter sua família protegida, afinal nunca sabemos o que pode acontecer.
O rastreamento e o monitoramento de um veículo deixaram de ser itens de luxo para se tornar prioridade. Agora temos a tecnologia a nosso favor, com satélites de alta precisão permitindo a localização em tempo real, garantindo a segurança de todo tipo de veículo.
Para isso, existe o rastreador veicular, um dispositivo que monitora o seu carro 24 horas por dia, sete dias por semana, diminuindo muito o risco de roubo; se por ventura acontecer, é muito mais fácil localizá-lo. Confira a importância do rastreamento veicular para a segurança da sua família e do seu patrimônio!
Como funciona o rastreamento veicular?
Quando você contrata um serviço de rastreamento, a empresa instala um dispositivo no seu carro, com tecnologia GPS e GPRS. O primeiro capta as informações de altitude, longitude e direção de um satélite. O segundo transmite os dados captados à uma central, que os decodifica e transforma em endereço dentro de um mapa
Quando o veículo está ligado na ignição, um pacote de dados com essas informações (localização e velocidade) é enviado periodicamente para o sistema de rastreamento. Quando desligado, as atualizações continuam sendo enviadas, mas em uma frequência menor.
Conheça algumas vantagens que você adquire ao contratar um serviço de rastreamento veicular:
Controle diário dos trajetos
O carro é o principal meio de locomoção de muita gente. É nele que realizamos atividades diárias em família, vamos ao trabalho, supermercado, levamos os filhos à escola, viajamos etc. É comum que ele fique exposto à possibilidade de furto ou roubo. Com o serviço de rastreamento, você tem o controle de todo o trajeto feito pela sua família, com dados precisos, até mesmo sobre excesso de velocidade e distância percorrida, facilitando seu cálculo para o controle de combustível. A melhor parte é que a maior parte desses dados podem ser acessados por meio de um aplicativo em seu próprio smartphone e ainda há, na maioria das empresas, uma central de atendimento 24h à disposição para lhe auxiliar com qualquer ocorrido.
Bloqueio remoto do veículo
Algumas tecnologias de rastreamento permitem a realização do bloqueio imediato do carro, evitando que bandidos mantenham a posse do seu veículo ou o utilizem para a realização de outros crimes . Em caso de furto ou roubo, não reaja e instrua sua família a fazer o mesmo, caso você não esteja com eles na hora.
Vale lembrar que o carro será facilmente localizado e que é possível bloqueá-lo sem causar estragos — o bloqueio não é feito de forma repentina, e sim gradual, para que não haja colisões ou acidentes. O ideal é que ele seja feito após o carro já estar em uma distância segura, para que não haja riscos para quem foi roubado.
Mesmo desligado, o dono continua a par da localização do automóvel. Caberá à central de de monitoramento em conjunto com as autoridades policiais tomar as medidas necessárias para recuperá-lo.
Menor valor no seguro
É comum que além do rastreador o proprietário possua um seguro, pois é ele que será o responsável por ressarcir os prejuízos caso algo aconteça com o veículo. Quem tem rastreador instalado no carro tem até 25% de redução no valor do seguro, já que facilita até o trabalho das seguradoras: quando um carro é recuperado após roubo, a seguradora precisa pagar apenas uma indenização parcial para o conserto. Caso contrário, a empresa precisa arcar com todos os custos, que são bem altos.