A adolescência é uma das fases mais complexas na vida dos filhos, não é mesmo? Nessa fase de descobertas, o uso de entorpecentes pode ocorrer e é necessário atenção. Por vezes, isso ocorre apenas por curiosidade, mas pode se tornar um vício muito rápido. Agora, para responder ao questionamento “como saber se meu filho usa drogas”, veja algumas situações que podem colaborar para essa descoberta.
Caso nunca tenha se questionado sobre como saber se meu filho usa drogas, confira algumas dicas cedidas pela detetive Daniele Martins, que tem expertise na investigação familiar deste tipo.
Afinal, como saber se meu filho usa drogas?
O investigador particular explica que a mudança de comportamento dos filhos adolescentes deve ser entendida como um sinal de alerta. Esses adolescentes podem estar com problemas no colégio ou o uso de drogas é o responsável pela mudança de comportamento.
As mudanças que costumam acontecer em filhos usuários de droga são:
- Irritabilidade em excesso;
- Perca de desempenho escolar;
- Excesso de sono ou extrema agitação;
- O adolescente passa a ficar mais tempo longe de casa;
- Passa a se relacionar com pessoas de comportamento duvidoso;
- Pode cometer pequenos delitos em casa para arrecadar dinheiro.
Se está em dúvida e quer ter respostas ao questionamento: como saber se meu filho usa drogas, atente-se a esses sinais.
Porém, quando o adolescente está na fase de experimentação, mais de um tipo de droga pode ser consumido por ele, sendo que alguns desses entorpecentes são facilmente confundidos com o consumo de bebidas alcoólicas.
Como saber se meu filho usa maconha?
A cannabis é uma droga de acesso fácil, logo, pode ser a primeira a ser experimentada por um adolescente. Desta forma, para ter resposta sobre como saber se meu filho usa drogas, você pai/mãe ou tutor legal do adolescente deve observar algumas atitudes.
O cheiro da cannabis é peculiar e impregna na roupa e nos cabelos. Se o seu filho/a passou a preocupar-se mais com os odores e a todo momento está repondo o desodorante ou perfume, fique atento.
É comum ainda adolescentes que fumam maconha tenham sonolência excessiva, já que é um entorpecente de efeito relaxante. Sendo assim, se ele está dormindo mais do que o comum, de duas uma: ou está usando maconha, ou está com alguma patologia que o deixa sem energia.
O uso de colírio como forma de diminuir a vermelhidão nos olhos também é indicativo de uso de maconha. Se somado a essa vermelhidão nos olhos o adolescente passar a apresentar fome insaciável, fique atento. A cannabis causa as condições mencionadas.
Como saber se meu filho usa drogas como cocaína?
A cocaína é tida como uma das drogas que mais causa dependência química. Logo, para descobrir o uso desse agente, os pais de adolescentes e jovens devem estar atentos a alguns sinais.
- Pupilas dilatadas: por ser uma droga de ação estimulante, as pupilas dilatam, sendo facilmente percebido isso, pois, a íris fica com um formato redondo bem evidente;
- Agitação: por ser estimulante, o adolescente pode apresentar agitação, ou ficar fazendo movimentos repetitivos;
- Alucinações: durante o efeito, a cocaína leva a alucinações. Logo, transtornos de comportamento indicam que o adolescente pode estar sob influência de entorpecentes.
Isso sem contar outros malefícios que o uso contínuo pode causar no organismo. Entretanto, segundo a detetive Daniele Martins existem pais que ficam aflitos com a situação e não conseguem identificar de forma clara esses sinais indicativos.
Detetive particular ajuda pais a descobrir se os filhos usam drogas ou não
A procura por este tipo de investigação familiar tem crescido na agência fundada por Daniele Martins, uma vez que um número maior de pais e mães se questionam como saber se meu filho usa drogas.
Neste caso, a profissional aconselha que seja feita uma investigação de adolescentes, pois, alguns conseguem despistar os pais. A profissional explica que esses jovens são bem ágeis e já teve casos em que ela precisou de um tempo maior para descobrir o que um adolescente fazia, uma vez que ele não dava indicativos de nada errado.
Tem se questionado sobre como saber se meu filho usa drogas? Entre em contato e veja como o trabalho de um investigador particular pode responder a essa dúvida.